Encoders Incrementais (sensores rotativos)

Os engenheiros da POSITAL, alcançaram esse conceito programável, com a nova geração dos encoders incrementais IXARC. Os novos sensores oferecem as opções incremental e absoluta, numa mesma plataforma comum de hardware; estão disponíveis numa vasta gama de configurações mecânicas e tipos de conexão e interface – milhares de modelos, iniciando com tamanho super compacto de 36 mm que cabem na palma da sua mão! Todos eles plenamente configuráveis através de uma ferramenta que basta estar conectada a qualquer rede WiFi.

Os codificadores programáveis ​​são usados ​​para monitorar posições e movimentos dentro de máquinas em muitas indústrias diferentes. Eles são a interface essencial entre os componentes mecânicos e o sistema de controle de uma máquina, de modo que os requisitos funcionais são tão diversos quanto a gama de aplicações. Essa diversidade levou a uma grande variedade de codificadores incrementais e absolutos disponíveis. Os clientes da POSITAL, por exemplo, podem escolher entre mais de 280.000 modelos diferentes de codificadores. O gerenciamento desta diversidade é importante para usuários, distribuidores e fabricantes, uma vez que um grande catálogo significaria um grande inventário de dispositivos. Com codificadores programáveis, grande parte da variedade nas características de medição pode ser acomodada através de mudanças de software para que a gama de dispositivos de hardware necessários seja significativamente reduzida. Integradores de sistemas podem armazenar um número limitado de versões de hardware e ainda atender aos requisitos do cliente de forma rápida e eficiente. Isso significa que os usuários e distribuidores podem reduzir significativamente o estoque de peças sobressalentes. Antes da entrega ou instalação, as características de medição do codificador podem ser configuradas rapidamente. Além disso, o mesmo dispositivo pode ser facilmente atualizado em algum momento futuro se a máquina for alterada ou atualizada. Não necessita instalação de software algum. Usando qualquer dispositivo habilitado para WiFi a nova ferramenta de configuração UBIFAST da POSITAL inclui um ponto de acesso WiFi e um servidor web. Ele é pequeno e fácil de conectar ao codificador através de cabos de acessórios fornecidos pela POSITAL. Uma vez instalado, qualquer smartphone, tablet ou computador portátil habilitado para Wi-Fi pode se conectar ao ponto de acesso Wi-Fi e a interface de configuração será aberta automaticamente no navegador da Web – sem aplicativo, sem instalação de software, sem necessidade de conexão com a Internet! Qualquer navegador da Web – como Safari, Internet Explorer, Firefox ou Chrome – pode ser usado para exibir a interface gráfica do usuário. O usuário será guiado em três etapas simples através da configuração. Os menus suspensos e um campo de entrada numérico para o número de pulsos por revolução (PPr) permitem uma seleção rápida e conveniente dos parâmetros de configuração. Após a solicitação ter sido enviada para o codificador, a configuração final será verificada automaticamente e confirmada para o usuário.

 

 

Os parâmetros configuráveis ​​são cinco:

 

Incremental somente

SSI singleturn

SSI multiturn

SSI singleturn + incremental

SSI multiturn + incremental

 

Os parâmetros dos codificadores absolutos que podem ser selecionados incluem:

 

Resolução Singleturn

Número de voltas Código (cinza ou binário)

Sequência de código (no sentido horário ou anti-horário)

Valor de predefinição (valor de saída que o codificador deve mostrar quando o pino de ajuste do zero é pressionado)

 

Os parâmetros do codificador incremental que podem ser selecionados incluem:

Pulsos por revolução (qualquer número 1 a 16384)

Pull (HTL) ou Line Driver (TTL)

 

Grande variedade de opções de hardware – Fácil de selecionar o codificador programável do POSITAL está disponível em uma grande variedade de configurações mecânicas, incluindo flanges de 36, 40, 42, 48 e 58 mm e uma variedade de tipos de eixos (eixo sólido, ou versões de eixo oco cego com uma gama de diâmetros de eixo) para garantir a compatibilidade com todos os padrões comuns na América, Ásia e Europa. Os conectores e as saídas de cabo, radial ou axialmente, estão disponíveis. Versões resistentes com uma classe de proteção IP de até IP69K e até 300 g de resistência a choques estão disponíveis em carcaças de aço inoxidável de alumínio e 316L.

 

Economize tempo e dinheiro – Comece hoje! A tecnologia de configuração UBIFAST é gratuita com codificadores POSITAL e será posteriormente adicionada a outros sensores de posição POSITAL. Os clientes OEM que usam uma variedade de diferentes codificadores incrementais e SSI agora podem cobrir diferentes aplicações com um pequeno número de dispositivos, simplificando muito a cadeia de suprimentos e o gerenciamento de inventário. Os integradores de sistemas podem decidir, no último minuto, como adaptar o codificador a requisitos específicos no site e iniciar a compra dos codificadores enquanto os requisitos finais de projeto ainda estão em discussão. Os usuários finais podem receber peças sobressalentes de um distribuidor ou integrador de sistemas rapidamente, reduzindo os custos de tempo de inatividade e os custos de envio.