Inadequação das instalações causam problemas de compatibilidade eletromagnética

É muito importante a proteção e aterramentos de cabos,  sem essa adequação os problemas são vistos em falhas e interferência eletromagnética.

O uso de equipamentos de alta frequência em diversas tecnologias diferentes somada à inadequação das instalações facilita a emissão de energia eletromagnética e com isto é comum que se tenha falhas e problemas de compatibilidade eletromagnética.

A EMI é a energia que causa resposta indesejável a qualquer equipamento e que pode ser gerada por centelhamento nas escovas de motores, chaveamento de circuitos de potência, em acionamentos de cargas indutivas e resistivas, acionamentos de relés, chaves, disjuntores, lâmpadas fluorescentes, aquecedores, ignições automotivas, descargas atmosféricas e mesmo as descargas eletrostáticas entre pessoas e equipamentos, aparelhos de microondas, equipamentos de comunicação móvel, etc. Tudo isto pode provocar alterações causando sobre tensão, subtensão, picos, etc. e que em uma rede de comunicação pode ter seus impactos. Isto é muito comum nas indústrias e fábricas, onde a EMI é muito frequente em função do maior uso de máquinas, motores, em redes digitais e de computadores próximos a essas áreas.

Serie de grampos de cabos EMC para blindagem e aterramento da ICOTEK

As falhas e problemas de compatibilidade em equipamentos de alta frequência que utilizam cabos EMC podem ser causados, por vibrações e o contato dos cabos com partes de metais podendo causar uma interferência e a falha no circuito e funcionamento de um sistema. Mas a ICOTEK vem inovando e implantando alta tecnologia e eficiência em seus produtos.

Para equipamentos de alta frequência, é necessário um nível cada vez mais alto de proteção contra falhas. EMC blindagem e aterramento são muito importantes. A área onde a blindagem do cabo está conectada ao fio terra do gabinete é um ponto crítico. É muito importante que a conexão tenha uma baixa resistência. Todos os grampos de cabo EMC da ICOTEK para diâmetros de cabos de blindagem de 1,5 a 48 mm foram testados utilizando várias faixas de frequência e em todos os testes houve resistência mínima a vazamentos.

Em campos de alta frequência, os grampos de cabo fornecem baixa resistência. Alcance efetivo é de até 1.000 MHz abaixo de 120 Ohms e 10 kHz a 100 MHz significante abaixo de 20 Ohms. Os grampos de cabos EMC da ICOTEK comprovadamente absorvem interferências eletromagnéticas.

Em comparação com os suportes de blindagem convencionais, uma área de contato até 50% maior pode ser obtida ao usar a linha SKL. O intervalo de fixação especificado pode ser excedido em até 10%

Os grampos de blindagem da SKL estão disponíveis em vários tipos de montagem, como parafusá-los em placas de metal ou montá-los em trilhos DIN ou barras de barramento. Dimensionados e usados ​​adequadamente em conjunto com braçadeiras de cabos, muitos produtos de blindagem de cabos da EMC oferecem alívio de tensão de acordo com a norma EN 62444.

Se você precisar instalar uma quantidade maior de cabos e eles tiverem que ser protegidos em um espaço relativamente pequeno, a ICOTEK oferece conjuntos de braçadeiras EMC RLF e RLFZ, uma solução de blindagem EMI eficiente para até 12 cabos

Você pode configurar seu próprio conjunto de grampo personalizado para sua aplicação com o nosso EMC Configurator. Escolha individualmente os tamanhos e posições da braçadeira de blindagem de acordo com os diâmetros do cabo.

Como alterativa aos nossos grampos de blindagem EMI, também oferecemos suportes de proteção clássicos com mola em vários tamanhos e tipos de montagem
Os coletores de cabos da EMC para estruturas de entrada de cabos / prensa-cabos, bem como fitas de aterramento, que são uma alternativa econômica aos condutores PE, complementam nossa ampla gama de produtos de blindagem de cabos EMC

Conclusão

Os grampos de blindagem e aterramento dos cabos EMC na estrutura garantem ao cliente eficiência e segurança em seu sistema. Trazendo um sistema mais linear, sem perdas ou oscilação eletromagnética. Também garantindo mais soluções como:

Eliminando percas em vibrações, contato com metais ou interferência.

Melhor fixação

Garante oscilação mínima na passagem de energia

Facilidade na fixação

Sem perdas ou oscilação eletromagnética

Write a Comment