RTS – Reflowable Thermal Switch

Você sabe o que é escape térmico ou termal runaway?

A miniaturização dos componentes somados a alta potência, fazem com que as medidas de segurança baseadas em software, como os reguladores IC, falhem de tempos em tempos. Essas falhas podem ocasionar um superaquecimento e consequentemente incêndio no seu equipamento.

Escape térmico pode acontecer com semicondutores de potência que vão além da operação regular. Uma explicação simplificada é,  uma temperatura mais alta causa maior resistência que novamente causa temperaturas mais elevadas. Além disso, ambientes agressivos podem causar componentes rachados, enferrujados ou fatigados, o que aumenta o risco de um escape térmico.

Para evitar essa condição indesejada uma proteção baseada nas leis básicas da física é necessária.

Porque um fusível de sobrecorrente normal não funciona?

Escape térmico pode acontecer sem uma condição de sobrecorrente, a temperatura é principalmente transferida para as trilhas da PCB.

Enquanto a temperatura ambiente/interna do seu equipamento possa estar a 80°C, a trilha já estará transferindo 210°C.

SCHURTER apresenta seu novo RTS. O RTS é um dispositivo de proteção de sobretemperatura particularmente compacto que usa tecnologia SMD avançada. É adequado para as mais altas exigências de proteção em semicondutores de energia.

RTS significa “Interruptor Térmico Refluxável”. O RTS pode ser montado usando técnicas convencionais de soldagem por refluxo com perfis de temperatura até 260 ° C. Após o processo de solda, o RTS é ativado mecanicamente pressionando o topo, armando o RTS para disparar a 210°C.

Pode ser executado manual ou automaticamente no caso de vários dispositivos serem ativados de uma só vez. Em contraste com os dispositivos que utilizam a ativação elétrica, com um contato adicional, o status do RTS é visível de forma clara e imediata para o instalador. A necessidade de um contato adicional também é eliminada.

O RTS mantém correntes de operação até 100A em tensões nominais de até 60VDC, é um componente compacto de 6,6 x 8,8 mm de tamanho. Versões específicas para o cliente estão disponíveis. Os recursos adicionados incluem proteção integrada de derivação ou de sobrecorrente, resultando em menos espaço consumido na placa de circuito impresso.

O RTS atende aos altos requisitos de confiabilidade da AEC-Q200 e do MIL-STD.

O RTS protege os semicondutores de potência não através de um circuito lógico, mas sim através das leis básicas da física. No caso de um escape térmico, o RTS interrompe com segurança o circuito precisamente na temperatura definida.

Especificações Técnicas

  • Tensão nominal de 60 VDC
  • Temperatura de disparo 210 ° C
  • Corrente de operação até 100 A

Você encontrará mais especificações no datasheet. Se você tiver mais dúvidas, temos o prazer de ajudar.