Bimestre do Eletromédico – Proteção

Tríade da proteção – Paciente, operador e equipamento.

Quando falamos em equipamentos eletromédicos, pensamos em nosso subconsciente como um tema sensível e que deve ser tratado de uma forma muito apropriada no que diz respeito à segurança. Os equipamentos médicos em geral são responsáveis por tratamentos, procedimentos, monitoramento de pacientes e fundamentais para salvar vidas.

Pensando nesse tipo de aplicação o quesito “proteção” é muito importante tanto para o operador, que muitas vezes é um médico, quanto para o paciente que pode ser até mesmo você; a segurança entre essas duas pessoas é o equipamento médico que está sendo utilizado no momento dando fechamento a tríade, que no caso são os envolvidos no processo.

Quase 100% dos equipamentos médicos estão ligados à redes de energia, que muitas vezes sofrem oscilações, ocasionando fugas de energia nos equipamentos. Quando falamos de um equipamento industrial talvez uma certa variação não ocasione problemas; porém quando falamos da área médica, um erro pode causar a morte no paciente.

A proteção elétrica do equipamento deve atender aos requisitos exigidos de acordo com as normas médicas que já estão no mercado; atualmente um equipamento médico não pode ser comercializado sem antes passar por uma série de testes, que exigem proteção do operador (médico) e do paciente como a norma IEC 60601-1 por exemplo.

Com mais de 14 anos fornecendo e dando suporte para indústria de equipamentos médicos, a SOB Brasil possui soluções de produtos, com certificações médicas exigidas como: filtros de energia, disjuntores térmicos, fusíveis, módulos de entrada com filtro agregado, conectores circulares, entre outros. Nosso time técnico-comercial está à disposição para oferecer a melhor solução de proteção para o seu equipamento ou projeto!

 

Confira aqui alguns produtos da SOB Brasil para o segmento.

SHOPPING CART

close
Send this to a friend