SISTEMAS DE CHAMADAS DE EMERGÊNCIA E DE ASSISTÊNCIA CONFEREM SEGURANÇA A PESSOAS IDOSAS

SITUAÇÃO À PARTIDA

Um verdadeiro cenário de medo para muitas pessoas idosas que vivem sozinhas: o que acontece se eu cair e ninguém se aperceber? Uma coisa que pode acontecer a qualquer momento! Com o aumento da idade vai diminuindo a capacidade auditiva e a da visão. Há uma diminuição da força muscular e da rapidez de reação, sendo que frequentemente doenças crônicas também afetam a vida de muitas pessoas idosas. No entanto, sistemas de chamadas de emergência e de assistência proporcionam aos idosos a segurança necessária para dominar a vida cotidiana, fazendo com que os familiares se sintam tranquilos, mesmo que não estejam nas imediações. Tanto no caso da chamada de emergência doméstica, como no da chamada de emergência móvel, os idosos levam consigo um transmissor móvel. Caso lhes aconteça qualquer coisa, eles apertam o botão desse transmissor. Desse modo é acionado um alarme em uma central de chamadas de emergência que, imediatamente, tenta entrar em contato com o autor da chamada. Se isso não for possível ou se houver um caso de emergência, os atendentes da central informarão aos familiares, ao médico assistente ou ao serviço de resgate.

GABINETES PARA SISTEMAS PORTÁTEIS

Gabinetes wearable da OKW são perfeitamente adequados para essas aplicações móveis de chamadas de emergência. O BODY-CASE, por exemplo, pode ser usado no pulso como se fosse um relógio. Graças a uma vasta gama de acessórios existem ainda mais possibilidades: usar ao redor do pescoço com lanyard, usar junto ao corpo ou no bolso com um clipe de fixação ou simplesmente solto. A série de gabinetes está disponível em dois tamanhos, com ou sem painel de operação aprofundado. O anel intermediário de material mole TPE permite uma diferenciação óptica (por ex. no caso de uma injeção especial a partir de 200 unidades na cor corporativa), bem como a elevada classe de proteção IP65. Deste modo, os elementos eletrônicos estão protegidos contra salpicos de água quando o usuário lava as mãos ou procede à limpeza.

Uma outra série de produtos apropriada para sistemas de chamadas de emergência por rádio é a MINITEC. Neste caso estão disponíveis em estoque duas versões de design diferentes (retangulares e em forma de gota), cada uma em 3 tamanhos e diversas cores ou combinações de cores. Os gabinetes MINITEC também podem ser usados no pulso, com o lanyard ou no cinto. Confira aqui como nossos clientes utilizaram MINITEC para seus sistemas portáteis:

LORA GPS-TRACKER COM BOTÃO DE ALARME

O ioTracker é um rastreador GPS baseado em LoRa (Long Range Wide Area WAN) com funções de alarme. O rastreador apresenta um grande número de vantagens: localização, botão de alarme, grande capacidade da bateria, bem como uma função sonora que permite encontrar o dispositivo em caso de perda.

PENDENTE TOUCHSAFE PRO

O pendente para chamadas de emergência é usado ao pescoço por meio de um lanyard, oferecendo a possibilidade de, dentro do alcance do transmissor, enviar uma chamada de emergência/auxílio ao sistema principal de chamadas.

TRANSMISSÃO DA CHAMADA DE EMERGÊNCIA

Os sistemas de chamadas de emergência, na variante clássica, transmitem a chamada de emergência, via rádio, do transmissor portátil para a estação base. Essa alarma imediatamente o número de telefone memorizado. As estações base podem ser utilizadas como modelo de mesa ou como modelo de parede, o que economiza espaço. Para isso, o portfólio de gabinetes da OKW integra um grande número de possibilidades em função do necessário volume de eletrônica embutida, número de teclados/elementos de comando e das preferências pessoais de design do cliente. Por isso, nesta altura do campeonato escolhemos uma série de gabinetes com o nome de SYNERGY. O gabinete de mesa e de parede se caracteriza por seu valioso aspecto óptico composto de um perfil de alumínio com uma parte inferior e outra superior feitas de plástico preto. Estão disponíveis 36 tamanhos de gabinetes em 4 formas básicas; redondas, ovais, retangulares e quadradas. O SYNERGY, bem como praticamente todos os gabinetes da OKW, pode ser modificado de acordo com os desejos do cliente, por ex. com letragens, usinagens mecânicas para interfaces/displays, pintura, entre outros.

MAIS SEGURANÇA MEDIANTE SISTEMAS DE ASSISTÊNCIA AAL

Sistemas inteligentes de assistência (AAL Ambient Assisted Living) vão um passo mais além da função da simples chamada de emergência. A base é formada por um sistema de auto-aprendizado em que os sensores estão interligados com a finalidade de coletar e avaliar dados. Desse modo são detectadas as rotinas e os hábitos das pessoas idosas. Os sistemas AAL podem, por exemplo, assumir automaticamente o comando da iluminação e da temperatura ambiente. Em uma outra possibilidade, sensores de queda podem estar instalados no solo detectando se uma pessoa jaz há muito tempo. Sensores instalados em tetos/paredes ou no chuveiro verificam o perfil de movimentos do usuário e, em caso de desvios ou de necessidade, acionam uma mensagem de emergência.

EXEMPLO DE APLICAÇÃO:

O sistema de assistência AAL recolhe informações bem como valores de medição dos sensores e, assim, possibilita a detecção precoce de perigos e uma função de lembrete. Por ex., se o usuário sai da habitação e deixa o fogão aceso, o sistema pode emitir um aviso ou desligar o fogão automaticamente.
A série de gabinetes SMART-CONTROL da OKW é ideal para este tipo de aplicação. São possíveis 2 casos de aplicação: em orientação transversal em cima da mesa com um ergonômico ângulo de inclinação de 45° ou economizando espaço em cantos comuns. O suporte de parede especial permite uma montagem rápida e racional do sistema de assistência em um canto.

SHOPPING CART

close
Send this to a friend