Conector MEDI-SNAP com certificação 60601-1 – Proteção máxima para paciente e operador

A norma médica IEC 60601-1 especifica as mais rigorosas exigências, para garantir máxima proteção ao usuário contra choques elétricos. O padrão define os meios de proteção (MOP) para dispositivos médicos, dividindo os níveis de proteção entre o operador e o paciente.

  • Meios de proteção do paciente (MOPP)
  • Meios de proteção do operador (MOOP)

Pensando no alto nível de proteção a ODU lança o conector circular da serie medi-snap certificado de acordo com a norma IEC 60601-1, garantindo que os conectores circulares obtenham proteção MOPP nível 2 (proteção ao paciente) ou 2 MOOP (proteção ao operador), os pinos foram modificados em relação a versão standard, com maior distancia entre os pinos, aumentando sua isolação.

Versão de painel

Os conectores de painéis certificados da serie MEDI-SNAP possuem diferenças em relação à versão standard, suas porcas frontais são mais espessas o que garante um maior isolamento, assegurando que ninguém tenha nenhum tipo de contato com os pinos.

Importância da norma

A norma se aplica a equipamentos médicos e sistemas ligados diretamente na fonte de alimentação, podendo estar em contato com o usuário. Para pacientes a norma é de extrema importância, pois o vazamento mínimo de corrente pode ser fatal para pacientes que estão enfraquecidos. Mas também a riscos para os operadores, que geralmente são os médicos.

Portanto, equipamentos e sistemas elétricos médicos usados para diagnosticar, tratar ou monitorar pacientes, como eletrocardiógrafos (ECGs), cautérios térmicos e monitores, sempre devem cumprir os requisitos de segurança da norma 60601-1.

Comments for this post are closed.